História da saúde pública no Brasil
O filme “História de Saúde Pública no Brasil” se refere a historia política, econômica e evolução da saúde pública no Brasil.
No século xx houve epidemias em São Paulo e Rio de Janeiro (aparecimento de doenças); e as pessoas só contavam com atendimento das santas casas de misericórdia, mantidas pela igreja; as irmãs de caridade atuavam dando assistência aos pobres.
Em 1904 foi imposta a aplicação de vacina obrigatória, e política de quarentena por Oswaldo Cruz, gerando revolta na população. Então se deu início a revolta da vacina com apoio de militares até ser derrotada.
Em 1917 os operários entram em greve abalando fábricas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Alguns anos após foi aprovada a lei Eloy Chaves, através da qual os operários obtiveram direito a assistência médica e aposentadoria.
Getúlio Vargas Toma posse e implanta a centralização e unificação da saúde. Foram construídos novos hospitais, modernos e bem equipados com novas medicações.
O ministério da saúde foi criado fortalecendo as ações de saúde pública e medicina preventiva.
Getúlio Vargas também criou o fundo de aposentadoria e pensões (INPS) e ministério do trabalho.
O movimento de reforma sanitária organizou uma conferência nacional de saúde no qual propôs a criação do Sistema Único de Saúde. E em 1988 finalmente foi criado o SUS tendo como princípio a Universalidade, a Integridade e a equidade, garantindo que a saúde seja um direito para todos.
O vídeo é muito interessante podemos ver que o Brasil sofreu várias dificuldades, e mudanças na saúde ao longo desses anos, e tem sofrido ainda hoje. Apesar desse sistema não ser um modelo de saúde pública, estamos caminhando rumo a uma assistência médica de qualidade. Sendo sempre necessário reforma do sistema de saúde brasileiro.
O Sistema Único de Saúde não foi criado apenas para pobres e sim para toda a população brasileira de forma democrática,eficiente e de qualidade.
A saúde pública apresenta muitos problemas, mas o