exercicio apostila 1 1
Questão 1
No limiar do séc. XX para o séc. XXI as Nações Unidas, através da UNESCO, organizaram um amplo estudo sobre a educação no mundo. Seu objetivo era avaliar os processos de aprendizagem vigentes e sua adaptabilidade aos desafios do no novo milênio. De modo geral, os resultados desse estudo apontaram para o seguinte cenário:
a) A globalização, nas décadas de 1980 e 1990, exerceu grandes mudanças nos processos de aprendizagem, contribuindo para uma adaptação da escola aos desafios do séc. XXI.
b) Embora o desafio não esteja apenas na infância, é a educação de jovens que mais preocupa, pois os processos educacionais estão preparados apenas para aqueles que desejam estudar.
c) É preciso pensar a educação como um processo contínuo para diversas fases da vida e, para tanto, faz-se necessário preparar o ser humano para o aprendizado, e não apenas fornecer informações.
d) A educação no séc. XXI está apartada dos processos de aprendizagem vigentes no final do século passado, por isso deve ser repensada como um grande fluxo de conhecimentos e informações para o ser humano.
e) As transformações inerentes à sociedade do conhecimento apenas aprofundaram a necessidade de uma educação fortemente voltada para a infância e adolescência, pois é neste período que o ser humano “aprende a aprender”. Questão 2
Um dos elementos centrais do estudo liderado pelo francês Jacques Delors é a ideia de que a prática pedagógica deve preocupar-se com a possibilidade de aprendizado por parte do indivíduo, isso por que:
a) A predisposição para o aprendizado é limitada, portanto não é viável estabelecer processos pedagógicos de aprendizagem para adultos cuja formação já esteja completa.
b) O conhecimento decorrente do processo de acúmulo de informação será tangível apenas se o indivíduo estiver de fato aderente a este processo e com condições de receber os fluxos informacionais disponíveis.
c) O foco da educação deve ser elaborar fluxos informacionais fundamentais à formação ou