1 Apostila de Manuten o
ESTRUTURA FUNCIONAL E OPERACIONAL DA MANUTENÇÃO
ESTRUTURA FUNCIONAL E OPERACIONAL DA MANUTENÇÃO
1.0 - OBJETIVO BÁSICO DO DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO de uma empresa é de assegurar, a mínimo custo, o bom e contínuo funcionamento de equipamentos, de forma a permitir a redução continua, sem interrupções não programadas. este objetivo, quando a1cançado, traz vantagens colaterais, tais como Prolongar a Vida útil de máquinas e equipamentos, baixar custos operacionais, garantir os prazos de entrega, freqüentemente o departamento de manutenção tem outros objetivos a sua frente, tais como participar de ampliação da empresa. Como outras atividades o departamento de manutenção participa as vezes como consultor e as vezes como executor de trabalho , assim como:
1.1 - Participação ativa na escolha de equipamentos novos a serem comprados, pois a boa escolha e a padronização dos equipamentos e seus componentes pode influir grandemente na eficiência de trabalho de manutenção e custo do estoque de peças de reposição. este aspecto é muito importante quando toca aos equipamentos e componentes elétricos, pois a diversificação de fabricantes é muito grande os preços são as vezes mais vantajosos por um certo período de tempo num fabricante do que no outro, fato que provocaria uma multiplicação de tipos. Neste caso o departamento de compras deve poder contar com a co1aboração da manutenção.
1.2 - Participação na colaboração do lay-out da empresa, facilitando desta forma as “utilidades" e sua manutenção.
1.3 - Execução de montagens de equipamentos novos. Mesmo quando este serviço é executado pelo fornecedor ou firma de montagens, é absolutamente necessária a presença e a participação dos elementos da "Manutenção" no local, pois tomarão conhecimentos muito úteis sobre a maquinaria que dentro de pouco tempo estará sob sua responsabilidade.
1.4 - "Misc-en-marche" (pôr em