historia da armazenagem
Aluno: Bruno Fernandes Foligno dos santos.
Disciplina: Logística de armazenagem
Professor: Luiz Brasil
Turma: Log 100
São José, 01 de junho de 2015.
Sumário
Introdução 2
História da armazenagem 3
Conclusão 4
Bibliografia 4
Introdução
Armazenagem é um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semiacabados. A armazenagem quando feita de uma forma racional poderá trazer vários benefícios, o que acaba gerando redução de custo. O primeiro relato de armazenagem registrado está na bíblia, e a partir daí começamos nossos estudos, falando sobre fatos históricos e a evolução da armazenagem.
História da armazenagem
Na história antiga o primeiro relato que existe da construção dos primeiros armazéns data de 1800 A.C, e foi no Egito, onde José interpretou o sonho que seu rei teve, no qual haveria sete anos de abundância e depois teriam sete anos de fome. A partir de então foram construídos locais para estocar um quinto da colheita de cada ano, e por esse motivo o País conseguiu sobreviver período de fome. Também foram encontrados produtos armazenados nas camas mortuárias dos faraós, pois acreditavam ser necessárias para outras vidas.
Os Romanos durante suas expedições e colonização construíram centros de armazenagem e distribuição para serem distribuídas ao longo de todo seu império, ao contrário dos vikings que limitavam-se a saquear e consumir durante seu percurso de colonização, desconhecendo a armazenagem. No final do século xv, a coroa portuguesa descobriu o caminho marítimo das índias e espalhou entreposto comerciais em diversos pontos da rota. A colonização holandesa implantou em XVI entreposto em java, Sumatra e Bornéu substituindo Portugal no domínio do comércio de especiarias com o oriente. Com o fim da segunda guerra mundial, o governo estimulou reestruturação