A história da armazenagem
Prof. Francisco – Movimentação e Armazenagem
A História da Armazenagem
Curso: Logística
São Paulo
2012
A História da Armazenagem
Os diferentes materiais e produtos existentes nas nossas vidas constituem suportes fundamentais da vida moderna. Muitos dos equipamentos que utilizamos são cada vez mais complexos recorrendo o seu fabrico a materiais cada vez mais inovadores e sofisticados, o que permite satisfazer, com eficiência, as crescentes necessidades de consumo das sociedades modernas.
A produção de materiais e produtos tem crescido fortemente, em quantidade e em tipo, com maior relevo a partir da revolução industrial. Na realidade, a última geração humana produziu mais materiais e produtos que todas as centenas de gerações anteriores. O consumo humano aumentou dezesseis vezes no século XX, tendo passado de 270 milhões de contos para 4 300 mil milhões. Desta forma facilmente se compreende que há necessidade de criar condições que permitam produzir, armazenar e distribuir corretamente os produtos e as diferentes matérias-primas, no intuito de fazê-las chegar em boas condições até ao consumidor final.
A partir do momento em que o Homem deixou de ser nômade e passou a viver de modo sedentário, sentiu necessidade de construir abrigos e posteriormente habitações junto das quais eram realizadas práticas agrícolas de subsistência e criados alguns animais. Com a evolução dos tempos, o Homem teve necessidade de se organizar melhor em termos territoriais, políticos e sociais; surgem assim, por exemplo, locais para o culto religioso, grandes edifícios e muitas outras realizações humanas como a Grande Muralha da China ou as pirâmides do Egito. Desde muito cedo que o ser humano se apercebeu que podia tirar partido da força animal para transportar mercadorias e mantimentos de que necessitava. Hoje em dia, a realidade é completamente distinta, a necessidade existente relativamente ao consumo de produtos aumentou exponencialmente,