Teoria de sistemas
ORIGEM DA TEORIA DE SISTEMAS
A Teoria Geral de Sistemas surgiu como os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy. A TGS não busca solucionar problemas ao tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica. Bertalanffy criticava a visão que se tem do mundo dividida em diferentes áreas, como física, química, biologia, psicologia, sociologia, etc. São divisões arbitrárias. E com fronteiras solidamente definidas. E espaços vazios entre elas. A natureza não esta dividida em nenhuma dessas partes.
A Teoria Geral de Sistemas (TGS) somente ocorre quando estudamos os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.
Existem duas razões que fizeram com que a teoria de sistemas, penetrassem na teoria administrativas.
1ª. Em face da necessidade de uma integração maior das teorias que a precediam;
2ª. Devido a matemática, cibernética e a tecnologia da informação que trouxeram imensas possibilidades do desenvolvimento e organização para operar idéias que projetam-se para uma teoria de sistemas aplicada à administração.
Os pressupostos básicos da TGS são:
a) Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais. b) Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas. c) A Teoria dos Sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos físicos do conhecimento científico, com as ciências sociais. d) A teoria dos Sistemas desenvolve os princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, visando aos objetivos de uma unidade da ciência. e) Isso conduz a uma integração na educação científica.
CONCEITO DE SISTEMAS
Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes e integrantes; um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado e cujo resultado (output) é maior do que o resultado que as unidades poderiam