Armazenagem pesquisa
Pelo ponto de vista do moderno logístico, pode –se definir armazenagem como a gestão econômica do espaço necessário para manter estoque de mercadorias pertencentes a terceiros. É possível afirmar que o conceito de armazenagem tem inicio com a observação pelo homem da alternância entre períodos de fartura e escassez e está intrinsicamente relacionado coma necessidade de abastecimento dos povos. A armazenagem foi estabelecida no exato momento em que o ser humano primitivo descobriu que podia guardar para uso e futuro os produtos excedentes ás suas necessidades atuais, ou ainda para permuta-los com outros produtos quais não dispunha .
1.1 Breve historia da armazenagem
A historia da armazenagem confunde-se com a historia do comercio entre povos. Cerca de 3.000 ano a. C, Egípcios construíram os primeiros depósitos de que se tem noticias, como o objetivo especifico de armazenagem os papiros e o trigo excedentes, produzido no fértil vale do Nilo, para posteriormente carrega-los em navios e trocá-los pelas preciosas madeiras do Líbano, a grande importância da armazenagem para esse povo: os faraós mortos eram reverenciados com o abastecimento de seus túmulos com tudo aquilo que julgavam ser necessário na outro vida.
1.2 A importância da armazenagem
A medida que o mundo torna –se mais receptivo ao conceito de globalização da economia. Neste contexto de diversificados fluxos e tipos de mercadorias, são inúmeros os fatores que compõem o custo final das operações ,devendo este ser necessariamente racionalizado para se obter preços competitivos ,de modo á disputar o mercado global. As operações de armazenagem não fogem essa regra. Não apenas coo amortecedor destinado a equilibrar produção como demanda, sobretudo para garantir continuidade á cadeia de suprimento, agregando valor na oferta de serviço diferenciados aos clientes ,por exemplo a redução dos níveis de avarias ,disponibilidade de acesso on line, rastreamento via satélite