Bullyng – no brasil, a legislação que trata da prática do bullyng tem como objetivo o combate, não a punição
Ana Lucia Mattos de Lima Ribeiro
Acadêmica do 2º Semestre de Direito da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande
Novembro 2010
O assunto abordado neste trabalho é sobre uma prática já antiga, mas que hoje em dia vem sendo comentado e estudado com muita frequência, tendo em vista a violência que vem crescendo na sociedade. Foram feitas consultas e leituras de materiais encontrados na internet, pesquisas divulgadas por entidades na área da psicologia e da educação e notícias publicadas por órgãos relacionados à área da saúde. O material disponível sobre o assunto não é muito, pois há pouco tempo começaram a surgir publicações de livros, artigos e estudos sobre esse assunto.
É o fenômeno chamado “Bullyng”, que significa usar a superioridade física para intimidar alguém, ação baseada na força e no poder. É uma prática de discriminação combinada com violência, verbal, moral, física, que acontece nas ruas, no trabalho, mas com mais frequência nas escolas, tanto públicas quanto particulares.
O objetivo dessa abordagem é chamar a atenção das pessoas, principalmente os pais e os educadores, para um problema que vem crescendo a cada dia que passa, e, se não for tomada uma atitude urgente, nossas crianças de hoje podem ser os adultos problemáticos de amanhã, e não adianta falar que isso é coisa de criança porque não é. Adultos também sofrem desse tipo de discriminação, basta que sejam “diferentes”.
Essa prática parte de um preconceito e discriminação, que exteriorizado por uma determinada pessoa ou grupo, com o intuito de ofender, intimidar ou até mesmo excluir alguém de grupo, como os gordinhos, ou aqueles que têm o cabelo “ruim”, usando para isso, apelidos pejorativos, agressões verbais e até mesmo físicas, podem levar as vítimas dessas agressões a se tornarem crianças ou adolescentes introvertidos, depressivos, agressivos, podem levar