Bullng escolar

5675 palavras 23 páginas
BULLYING NAS ESCOLAS E SUA RELAÇÃO COM O DIREITO

ROSINEIDE PEREIRA DE ARAUJO

RESUMO

O presente trabalho tem como principal objetivo a análise da incidência do Bullying nas escolas, visando avaliar a ligação entre a ocorrência dessa pratica e o método adotado pelos alunos, professores e familiares no combate, prevenção e tratamento dos casos concretos. Ele tem como objetivo principal verificar como os alunos analisam as situações de conflitos existentes. Saber como os alunos são preparados para lidar com questões psicológicas atreladas aos fatores oriundos do Bullying, verificar aspectos emocionais dos alunos e a relação educacional aluno-escola. Para tanto, foram entrevistadas 96 alunos da “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Alves Mendes. Através de um questionário realizado com alunos da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de faixa etária entre 10 e 35 anos. Como resultado, se verificou que os alunos apontam para a falta de preparo dos professores e demais funcionários da escola diante de uma situação de Bullying. A maioria dos entrevistados alegaram já ter sofrido algum tipo de Bullying no âmbito escolar e a maioria não procurou ajuda para solucionar o problema.

PALAVRAS-CHAVE: Bullying. Escola. Direito. Dignidade.

1 INTRODUÇÃO

O termo “Bullying” de origem inglesa é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidas, praticadas por indivíduos caracterizados como Bully ou por um grupo deles.
O Bullying é algo ainda pouco divulgado e estudado no Brasil, é quase totalmente desconhecido pela comunidade jurídica e equipes de atendimento, há muito pouco tempo é que esse tema passou a ser ouvido e discutido pela mídia. Em nossa cidade a situação é ainda pior, pois, pouco se fala e se sabe sobre esta prática, embora o Bullying começa a ganhar espaço em estudos e pesquisas desenvolvidas por especialistas, pedagogos e psicólogos que

Relacionados