a historia da casa brasileira
Resumo
O livro A história da casa brasileira mostra como a arquitetura chegou ao Brasil, relatando acontecimentos históricos desde o descobrimento até a arquitetura moderna. Ao longo da história a sociedade brasileira vem sendo compreendida em seus aspectos sociais, culturais e econômicos, baseando a arquitetura que pôde sistematizar vários tipos de funções como por exemplo de habitação bem como o programa de necessidades. A casa Portuguesa se manifestou no Brasil através de sua aparência decorrente das técnicas, dos materiais de construção e da tentativa de repetir modismos. As grandes cidades foram as que mais se aproximaram de Portugal, mas essa arquitetura ainda está presente nos dias de hoje em Salvador ( Pelourinho) e Minas Gerais ( Ouro Preto).
Devido à grande contribuição Portuguesa, no início da colonização surge “Arquitetura Vernácula” aquela feita pelo povo com a finalidade de atender seus usos e costumes, seja urbana ou rural.
A ajuda indígena foi importante na instalação dos aglomerados urbanos portugueses, pois a princípio era necessário, a utilização de matérias locais como palha e madeira. Definida a classe dominante, as casas se dividiram em dois grupos: casas maiores tendo como principal objetivo cozinha do lado de fora, e casas pequenas tendo como característica fogão ao lado do dormitório. Oratórios e capelas separados com acesso independente, a partir daí surge o alpendre central, com a capela à direita e o quarto dos hóspedes à esquerda da casa.
Surge nesse momento as casas coloniais com instalações , definitivas divididas entre as da roça e da cidade; Casas rurais, varandas ou alpendres dispersão das atividades em construções epalhadas.