trabalho lingua portuguesa
MARCOS FERREIRA DA SILVA 9º PERÍODO RU 597801
CURITIBA
2014
MARCOS FERREIRA DA SILVA TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Trabalho apresentado a Professora Francielli Morêz da disciplina de Língua portuguesa.
RESUMO DO TEXTO Vícios da Linguagem Jurídica (Carlos Eduardo Nicoletti Camillo) Disponível em: http://www.mackenzie.edu.br/fileadmin/Graduacao/FDir/Artigos/camillo.pdf.
Centro Universitário Uninter
Curitiba 12/05/2014
A linguagem é um instrumento essencial para a comunicação das pessoas “Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos” 1, desta forma como instrumento de comunicação, a linguagem se apresenta como linguagem natural, que é aquela que nos deparamos em nosso cotidiano. “Fala-se em linguagem natural, exatamente aquela que, como o próprio nome sugere, nasce de maneira espontânea no seio da sociedade.” 2
Ou seja, constitui os aspectos históricos da sociedade. “Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas idéias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais” 3.
Por conseguinte, essa modalidade procura a solução de problemas com relação a ambigüidade, incerteza e vagueza.
De outra forma, aparece uma segunda espécie de linguagem, qual seja, a científica, que em termos mais objetivos seria aquela que alguma sociedade em específico apresenta jargões diversos, sendo uma linguagem própria “o cientista procura edificar sua ciência por meio de uma linguagem essencialmente artificial, própria, peculiar, que atende e respeita a um forte rigor conceitual” 4.
Dentro deste contexto aparece a linguagem jurídica, que nada mais é do que uma linguagem científica. “É exatamente dessa forma que a ciência dogmática do direito constrói seus enunciados, suas proposições, teses e, especialmente, as suas leis”. 5
Além do mais, dentre estes institutos, como o rigor técnico,