História da Casa Brasileira / O que é arquitetura?
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Fundamentos do Projeto Arquitetônico I
Professor Cristiano
Resenha dos Livros:
- “Historia da Casa Brasileira”
- “O que é Arquitetura”
.
Livro: “O que é Arquitetura”
Capítulo I – A Construção Bela;
Quando perguntada, a grande maioria das pessoas relaciona a Arquitetura à beleza das construções. Surge então a dúvida: o que é uma construção bela? Considerando que o conceito de beleza do autor da obra pode ser diferente do dos críticos, as construções em geral foram divididas em três grupos: as que seguem um critério artístico qualquer, por todos conhecido; as erguidas sem a intenção de serem consideradas arte, mas que acabam sendo admiradas por alguns à elas contemporâneos e até por terceiros; e as levantadas ao acaso, sem nenhum senso estético, que a ninguém agradam visualmente.
É difícil imaginar alguém planejando uma construção sem a mínima vontade de que seja algo belo, dentro de qualquer padrão que seja. As exceções vão para os casos de obras temporárias, como barracões improvisados para operários em serviços distantes e barracos de favela no início da ocupação (uma vez que conforme o que era provisório vira definitivo, até os barracos ganham reformas “embelezadoras”).
O segundo grupo de construções antes mencionado é composto quase totalmente de construções populares, que foram analisadas, interpretadas e curtidas pelos críticos. Também chamadas de ‘ arquitetura sem arquiteto’, são as obras em que há um senso estético, mas essa não foi a prioridade quando foram erguidas. Não houve a vontade de se fazer arte.
A curiosidade pelas obras relacionadas à “arte popular” é recente, quando gravuras japonesas e esculturas africanas foram analisadas e julgadas arte. Na verdade, obras populares de qualquer continente e obras denominadas “primitivas” por pertencerem a uma sociedade considerada rudimentar têm algo em comum: são trabalhos elaborados e utilizados por uma