Reino Fungi
Trabalho de Biologia
Reino Fungi
Professor Pedro Ivo
Componentes: Bárbara, Débora, Higor, Jakeline, João Marcos,
Leonardo, Maria Carolina, Mariana, Matheus, Stephanie Gomes
Campos do Jordão, 08 de maio de 14
Introdução
O Reino Fungi baseia-se nos fungos, que são eles os cogumelos, orelha-de-pau, bolores, mofo, lêvedos etc.
São seres eucariontes e podem ser unicelular (Apenas um célula no organismo) ou multicelulares (Múltiplas células) formadas por filamentos denominados hifas, todos são heterótrofos (inclusive aclorofilados).
Existem espécies de vida livre ou associadas (em simbiose) com outros organismos, como, por exemplo, os liquens, uma relação harmônica interespecífica de fungos e algas. Contudo, algumas espécies são parasitas, mantendo relações desarmônicas com plantas e animais. A maioria é saprófaga, alimentando-se da decomposição de cadáveres. Os fungos são vulgarmente classificados como benéficos, alucinógenos e venenosos, sendo eles:
Benéficos: usados para criação de medicações como antibióticos, alimentação e fermentação, no processo de produção de bebidas alcoólicas.
Alucinógenos: liberam toxinas que envenenam o nosso organismo e enquanto o nosso corpo trabalha para que essa ameaça seja expulsada, a pessoa se sente, “grande”, sentimento de levitação etc. A dosagem nem sempre significa o quão perigoso esse procedimento é, alguns podem se intoxicar com pequenas porções ingeridas enquanto outros não se intoxicam com grandes quantidades, variação de acordo com cada organismo.
Os venenosos: geralmente possui características que são detectáveis a olho nu, que seriam, formas afinadas e longas em baixo de seu chapéu, e cor chamativa, em alguns casos, os cogumelos alucinógenos ou venenosos podem levar a morte ou causar danos à saúde pelo resto da vida.
A classificação dos quatro Filos obedece a critérios reprodutivos (diferença entre as estruturas reprodutivas), com ciclo de vida em duas