A herança da filosofia para o mundo atual
A filosofia grega possui características, apresenta formas de pensar, estabelece concepções diferentes das de outros povos e culturas. Os primeiros filósofos instituíram bases e princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte. Essas bases e princípios passaram a influenciar decisivamente o pensamento e as instituições da Europa ocidental e se expandiram para a América e o mundo.
A herança cultural deixada pelos gregos foi muito rica e influenciou toda a civilização ocidental. Suas concepções de beleza, retratadas nas obras de escultura, pintura e arquitetura foram tidas como clássicas por seu equilíbrio e harmonia. Também sua produção teatral, filosófica e cientifica foi fecunda e marcou as linhas do pensamento até a idade Moderna.
É inegável a influência do pensamento filosófico no mundo. Afinal o “mundo precisa de filosofia”. Na verdade, o homem sempre teve sede de conhecimento; de explicar de forma lógica todos os fatos, acontecimentos. O homem sempre teve sede do saber, porém nem todos tiveram iniciativa de se mergulhar na busca deste saber. Presenciamos o poder do pensamento em diversas fases de nossa história, a sede do conhecimento sempre dominou o espírito humano, Nos primórdios de nossa história, presenciamos como os chineses e indianos se entregavam á arte do pensar e como mergulhavam em suas meditações, e a partir destas, formavam teses diversas para explicar a origem dos seres. Mas foi com os gregos que a filosofia propriamente dita ganhou força e destaque.
A filosofia tem sua parcela de responsabilidade quanto ao desenvolver no homem valores como saber; poder; ter. Podemos dizer que a filosofia é a ciência dos sistemas de idéias. Nem sempre temos a nítida noção do poder que possuem as idéias. Às vezes, não percebemos que as idéias movem o mundo, e que os sentimentos, à vontade, a ação são frutos e dependem exatamente da formação destas idéias.
Idéias