Renascimento
“Nesse sentido pode-se dizer que a cultura é o conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo e lugar. Dada a infinita possibilidade de simbolizar, as culturas são múltiplas e variadas. [...] A diferença do homem, o animal não domina o tempo, porque seu ato se esgota no momento em que o executa. [...] Totalmente diversa é a ação do homem sobre a natureza e sobre si mesmo. Ao reproduzir técnicas usadas por outros homens e inventar outras, novas, a ação humana se toma fonte de ideias e por isso uma experiência propriamente dita.” (p.59).
O ensino, o currículo escolar e a realidade da educação básica são desafios propostos pelo ensino da Filosofia, porém a mesma, sofre rejeição pelo fato de sua natureza exigir uma mudança de atitude frente a realidade. Sua natureza requer alunos e professores pensadores, formadores de opinião, logo, as condições de ensino de modo geral não favorecem para a produção do conhecimento, pois muitos professores não buscam qualificação e muitos alunos não tem disposição para pensar ainda mais filosoficamente.
Porém, não se pode prender-se apenas a realidade complexa que o ensino atual apresenta, mas fazer a nossa parte, aquilo que nos compete, discutindo sobre questões pertinentes a educação e principalmente a educação a Filosofia no contexto educacional e como podem ser possíveis