Post It - 3M
Pode-se dizer que o post-it foi um “acidente da ciência”, pois ele surgiu de um projeto para criação de um adesivo com alta aderência, no entanto, o projeto falhou, pois o resultado adquirido aderia levemente as superfícies.
Houve mais tarde, após a descoberta de sua possível utilização, o aperfeiçoamento do produto para a utilização em blocos de recados.
QUAL FOI O PROBLEMA QUE MOTIVOU A SUA CRIAÇÃO?
Pode parecer engraçado, mas a “igreja” ajudou a ciência, pois o árduo trabalho de marcar os livros de canto do coral da igreja com uma tirinha de papel que voava com o mínimo movimento e a ocorrência da danificação do material com a utilização de qualquer cola com o intuito de melhorar a fixação, fez com que um dos participantes do coral, que era colega de trabalho do cientista que desenvolverá o produto, lembrar-se do projeto “fracassado” que poderia ser muito útil auxiliando na marcação das páginas, que após alguns protótipos e aperfeiçoamentos, surgiu a ideia de aproveitar o adesivo em blocos de recados..
QUANTO TEMPO LEVOU DA INOVAÇÃO ATÉ A OFERTA AO MERCADO?
Por ser um produto simples, os distribuidores não acreditavam na ideia. No entanto, a empresa acreditando no potencial do produto decidiu distribuir milhares de amostras por todos os cantos no ano de 1978, tendo um resultado muito satisfatório. Mais de 90% das pessoas afirmaram o interesse em comprar o produto! Após cinco anos do lançamento do produto nos Estados Unidos, o post-it se tornou a maior invenção da empresa. Ou seja, após encontrar um mercado consumidor, o produto, desde sua criação, levou cerca de sete anos para tornar-se popular.
QUAIS LIÇÕES PODEM SER APRENDIDAS DESTE CASO?
As lições que se podem aprender é que nenhuma ideia deve ser descartada, porém repensada e quem sabe realocada. Se ela não é útil para seu projeto pode ser para outro. O que não se pode é desistir, mesmo que todos digam o contrário.