TRABALHO bancario
Jéssica Canella
Lucas Francis Borges
Marco Arruda
PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS
MARINGÁ
2014
1. HISTÓRIA DO BANCO
De acordo com Fortuna (2005), o modelo de banco trazido pelo Império ao Brasil foi o europeu, as operações que o banco realizava eram depósitos e empréstimos, outros serviços não existiam. Durante os anos, depois do fim da alta inflação os bancos tiveram que passar por processos de reestruturação e com a globalização, houve entradas de bancos estrangeiros, ou seja, novos concorrentes sendo assim foi necessário mudança de estratégia no fator atendimento e aumento da oferta de produtos e serviços.
Diante do aumento da competitividade, os bancos começaram a segmentar seus clientes em grupos, dividindo eles, a partir de suas características, sendo estas, faixa pode renda, tempo de relacionamento, perfil de crédito entre outros. Como consequência, as ações mercadológicas se tornaram mais eficientes, pois com todas as informações coletadas o banco passou a conhecer seus clientes e também suas possíveis necessidades e houve o aumento do volume de produtos vendidos.
E o surgimento de novos produtos bancários se deve a introdução do Novo Sistema de Pagamentos Brasileiro – o SPB, alguns integrantes desse sistema são os serviços de compensação de cheques, de compensação e liquidação de ordens eletrônicas de débito e de crédito, transferência de fundos e etc. Com esse sistema, surgiram mecanismos mais eficientes e menos arriscados para a gestão de caixa das empresas, como as Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED) e os boletos eletrônicos de cobrança.
Forturna (2005), destaca que de modo geral, a tecnologia bancária, desenvolvida no Brasil, propicia o desenvolvimento de novos produtos.
2. INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Segundo Galvão (2006), as instituições financeiras podem ser divididas em bancárias e não bancárias. As instituições financeiras não bancárias, são instituições que não recebem