Estratégia do Oceano Azul e Vermelho
ROBERTO VOGT
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL E VERMELHO
São Bernardo do Campo
2013
ROBERTO VOGT
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL E VERMELHO
Trabalho de Pesquisa entregue à disciplina de Planejamento e Gestão Estratégica de Negócios, 4° ano A, do Curso de Administração da Faculdade de São Bernardo do Campo, como parte da avaliação. Professora Gislene Calore da Mota de Oliveira
São Bernardo do Campo
2013
A Estratégia de Oceano Azul e Vermelho
O conceito do oceano vermelho é definido como sendo um mercado extremamente competitivo, repleto de concorrentes. Enquanto que o oceano azul é um novo mercado criado por uma empresa e, portanto sem concorrentes e de baixa competitividade. Não é necessária a inovação para criação de um novo mercado ou produto, pode ser um produto existente disposto de forma diferente.
Segundo Chan Kim (2005) o oceano azul se apoia em três pilares: Criar algo que o setor ainda não ofereça; Ampliar algo para cima da média do setor. Desafiar algum dogma do setor e reduzir algo a um nível bem inferior só do setor.
As nomenclaturas mudam, mas o conceito é principal é o mesmo. Inovar é preciso em todas as esferas das nossas vidas e para tanto precisamos de novas concepções que na maioria das vezes é mais importante que novas idéias, no sentido de começar do zero.
Exemplo de Oceano Azul: 3M
O Post-It® um adesivo de característica singular, que aderi facilmente superfícies e que pode ser retirado com a mesma facilidade. Nasceu em 1968, mas foi apenas em 1977, quando o colega de Silver na 3M norte-americana, Art Fry, surgiu com uma grande idéia para a aplicação do tal adesivo em um produto voltado ao consumo. O conceito de um bilhete reposicionável adquiriu vida no dia que Art Fry cantava no coral de sua igreja. Toda vez que ele abria o livro ou mudava de