Inovação 3m
No âmbito da economia, ao longo deste século, muito vem se discutindo sobre inovação, sua natureza, características e fontes, com o objetivo de buscar uma maior compreensão do seu papel frente ao desenvolvimento econômico.
O conceito de inovação tem como marco fundamental a contribuição de Joseph Schumpeter, na primeira metade do século passado, que enfocou a importância das inovações e dos avanços tecnológicos no desenvolvimento da empresa e da economia.
A inovação é umas das ferramentas mais importantes para a manutenção da competitividade. 2. Inovação 3.1. Definição
Inovação é o processo de transformar novas idéias em fins produtivos. Esta definição torna clara a diferenciação existente entre invenção e inovação.
A inovação é umas das ferramentas mais importantes para a manutenção da competitividade.
3.2. Tipos de Inovação
No âmbito empresarial, inovação é toda mudança em um produto, processo, método organizacional ou de mercado que tenha sido implementada e trazido vantagem para a empresa.
Inovação do Produto: Consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores.
Inovação do Processo: Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos.
Inovação do Método Organizacional: implementação de novos métodos organizacionais na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações externas.
Inovação do Mercado: Considera mudanças no modelo de negócio. Ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado. 3.3. Classificação
As inovações podem ser classificadas, de forma genérica, como radical ou incremental.
A inovação radical é aquela