Inovação
30 anos, Post-it ainda é sinónimo de inovação
Trabalho realizado por:
Ana Ferreira
O que é a inovação?
Inovação significa novidade ou renovação. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de ideias e invenções assim como a exploração económica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega ao mercado.
Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade. A inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um factor fundamental no crescimento económico de uma sociedade.
Inovação é a palavra-chave de qualquer empresa de sucesso. Pensemos nas empresas que lideram o mercado há muitos anos. Se observarmos a história de cada uma atentamente, perceberá que elas estão sempre lançando novos produtos e serviços, mudando a forma de gerir o negócio, melhorando a rotina produtiva e elaborando novas estratégias de marketing.
Inovar não é algo complicado, as pequenas mudanças já fazem diferença. Aliás, se uma ideia parece mirabolante demais e difícil de ser executada, é muito provável que ela não resulte numa inovação.
Uma atitude inovadora pode ser, simplesmente, deixar a vitrina mais atractiva, mudar a disposição dos produtos e móveis dentro da loja ou passar a elogiar os funcionários para motivá-los a desempenhar melhor trabalho. Esses três exemplos de acções inovadoras têm custo zero.
Inovação vs Invenção
Muitas das dúvidas sobre inovação surgem da confusão entre os verbos inventar e inovar. Por isso, vamos deixar bem claro a diferença entre esses dois conceitos. Invenção é a criação de um produto totalmente novo, que pode ou não ser comercial. Se uma invenção tornou-se sucesso de vendas, criou-se uma inovação de uma invenção.
Existe ainda a possibilidade da inovação que não é invenção. Nesse caso, o empresário adopta uma