Herança greco-romana
A herança cultural deixada pelos gregos foi muito rica e influenciou toda a civilização ocidental. Suas concepções de beleza, retratadas nas obras de escultura, pintura e arquitetura foram tidas como clássicas por seu equilíbrio e harmonia.
OS JOGOS OLÍMPICOS
Os gregos acreditavam que os seus deuses tinham poderes incríveis, eram imortais e dominavam as forças da natureza. Para homenageá-los, faziam festas regularmente. Uma dessas festas eram os famosos Jogos Olímpicos.
Na Grécia antiga, os Jogos Olímpicos ocorriam de quatro em quatro anos. Essa grande festa grega aconteceu pela primeira vez em 776 a.C, na cidade de Olímpia.
TEATRO E A DRAMARTURGIA
O teatro grego, assim como as olimpíadas, também originou-se da religião, a partir de uma festa em que se homenageava o deus Dionísio, o mais jovem dos deuses. Essa festa era anual e chamava-se “Dionística”. O teatro era acessível a toda população, sendo de grande importância para a educação de jovens. As encenações eram feitas ao ar livre, os atores usavam máscara que expressavam a característica da personagem, e todos os personagens, inclusive os femininos, eram feitos por homens. Os teatrólogos mais famosos foram: Sófocles , Ésquilo, Aristófanes e Eurípedes.
POESIA
A poesia grega continua servindo de inspiração a muitos artistas atuais. Dois longos poemas, a Ilíada e a Odisséia, ambos atribuídos ao poeta Homero, a tornaram conhecida no mundo todo. Atualmente os estudiosos entendem que esses poemas não foram obra de um só homem, mas eram poemas populares, transmitidos oralmente, e que só muito tempo depois foram escritos da forma que conhecemos hoje. Ali são narrados feitos heróicos dos gregos, muito importantes, para o estudo da Grécia antiga.
A FILOSOFIA
.A Grécia Antiga é conhecida como o berço dos pensadores, sendo que os sophos (sábios em grego) buscaram formular, no século VI a.C., explicações racionais para tudo aquilo que era explicado, até então, através da mitologia. Desse