arte grega e romana
Harrison de Oliveira Alves
Trabalho de Arte
Arte Grega e Romana
Floresta, PR
2015
Harrison de Oliveira Alves
Trabalho de Arte
Arte Grega e Romana
Contexto histórico, pintura, arquitetura e escultura
Prof.
Floresta, PR
2015
Introdução
Neste presente trabalho referente à disciplina de Arte irei abordar sobre a Arte Romana, a pintura, escultura e arquitetura. Sendo assim, a arte romana antiga seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais da Grécia Antiga. Afinal a arte Greco-romana é nada mais nada menos do que a arte grega temperada com elementos etruscos. As obras de arte criadas durante esse período de tempo são parte do período Clássico Antigo. Essa época influenciou estilos artísticos do Renascimento até os dias atuais.
Anexos
Partenon, o mais famoso exemplo da arquitetura Grega, século V a.c. Acrópole de Atenas
Discóbolo, famosa estátua do escultor grego Míron, c. 455 a.c. Cópia romana em bronze
Hermes de Praxiteles
Desenvolvimento A arte grega tenha desaparecido com o advento do Império Romano. A arte romana era, essencialmente, a arte grega temperada com elementos etruscos. Os elementos etruscos foram também intensamente influenciados pelos gregos durante o Período Arcaico. A arte Romana tinha características e tradições próprias, como por exemplo, o gosto por retratos fiéis e as obras comemorativas realistas. Desde o período Helenístico a expressão artística sempre se pautou por modelos gregos clássicos. Foi um verdadeiro "casamento" entre o gosto romano e a habilidade grega.
Os romanos de posses continuaram a contratar artistas gregos durante o Império para decorar suas suntuosas residências. O governo romano fez o mesmo tornando se um grande patrocinador da arte e financiou, alem da criação de novas cidades, templos, monumentos e esculturas para a glorificação dos imperadores. A partir do século III, o declínio do império foi acompanhado pelo declínio da tradição