comparativo arte grega e romana
-A arte na Grécia começou com base na arte do Egito e do oriente próximo. Mas com o tempo desenvolveram uma arquitetura, escultura e pintura próprias.
-Aproximadamente no século VII o grego começou a desenvolver a evolução da escultura com grandes blocos. Com fuguras masculinas, começando a levar em consideração a simetria do corpo humano.
-Começaram a trabalhar com o bronze
-Começaram a se fazer templos, não para confraternização, mas para se proteger as esculturas. Templos com simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos.
-Ordem dórica era simples e maciça, com colunas grossas e capiteis muito simples.
-A ordem dórica era mais leve e ornamentada, com colunas firmadas sobre uma base mais decorada. Os templos gregos era cobertos por um telhado descendente no sentido das laterais. O frontão, as métopas e os frisos eram decorados com esculturas. Na Grécia surgiu a pintura na cerâmica e tinham vasos com harmonia de desenho e cores -Grande mudança na arte de pintar vazos, ele inverteu o esquema de cores, deixando a figura na cor natural do barro e pintando o fundo de negro, com o efeito de uma maior vivacidade das figuras. - A escultura nessa época começou a mostrar um nu feminino.
-Figuras que expressassem maior mobilidade e mostrassem interesse em todo o redor dela.
A arquitetura no período helenístico era mais individualista, o que refletiu na arquitetura de moradias, com mais espaço e conforto. Individualismo que mudou a arquitetura também dos teatros, destacando mais os atores.
Arte romana:
Influenciada por gregos e etruscos;
Assimilou arte greco-helenística em busca de expressar um ideal de beleza e realidade da vida;
Uso do arco, aumentando espaço entre colunas;
Moradia desenhada em um retângulo básico;
Vão retangular para entrada de luz no pátio;
Entrada dos templos com uma escadaria na fachada principal;
Construíram anfiteatros bastante amplos;
Um povo com grande espírito prático;
Grande aqueduto;