Lampadas
Lâmpadas halógenas são lâmpadas incandescentes com filamento de tungstênio contido em um gás inerte e em uma pequena quantidade de halogêneo, como iodo ou bromo, que são componentes químicos.
O tungstênio é um elemento químico que em sua forma impura é um metal de cor branca e cinza.
As lâmpadas halógenas possuem luz brilhante, que possibilita realçar as cores e os objetos com eficiência energética, bem maior do que a das lâmpadas incandescentes comuns.
O gás de halogênio recicla uma parte do tungstênio, queimado e transportando novamente uma parte para o filamento. Assim, aumenta a durabilidade do filamento da halógena, comparando-se com a incandescente.
Características
A lâmpada halogenas de tungstênio é um tipo especial de lâmpada incandescente, em que um filamento é contido num tuno de quartzo, no qual é colocada uma certa quantidade de iodo. Durante o seu funcionamento, o tungstênio evapora-se do filamento, combinando-se com o gás presente no interior do tubo e formando o iodeto de tungstênio. Devido às altas temperaturas, parte do tungstênio se deposita no filamento regenerando-se, criando-se assim um processo contínuo e repetitivo denominado ciclo do iodo.
Aplicações
O mercado possui uma grande variedade de lâmpadas e luminárias focadas para a iluminação do comércio, hotelaria, museus, marcenaria e arquitetura em geral.
Tipos
Formatos
Soquetes da lâmpada
As lâmpadas halógenas são as primas modernas das regulares. Duram mais, possuem uma luz mais intensa, reproduzem melhor as cores, porém, não resolveram o problema do alto consumo de energia e da produção de calor. Repare nas iluminações decorativas, de jardins, teatros e monumentos: muitas vezes, ela é feita com lâmpadas halógenas, direcionadas para o objeto que se quer destacar.
Numa lâmpada halógena, o gás dentro do bulbo é um composto halogênio. Esse composto reage com os átomos de tungstênio que evaporam com o calor, formando haleto de tungstênio. O