Lãmpadas
CURSO DE ELETROTÉCNICO
DISCIPLINA: MÁQUINAS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
PROFESSOR: CARLOS
LÂMPADAS ELÉTRICAS
ANDERSON MOACIR CATANO CAMPIGOTTO
PORTÃO, 08 DE ABRIL DE 2013.
INTRODUÇÃO
Vamos aqui descrever sobre os principios de funcionamento de quatro tipos diferentes de lâmpas elétricas. Suas caracteristicas, principio de funcionamento, suas vantagens e suas desvantagens.
1 – Incandescente
As lâmpadas incandescentescomuns são usadas em luminárias do tipo refletoras. São usadas em residências na iluminação geral de ambientes ou quando se deseja efeitos especiais. Em lojas, são usadas para destacar mercadorias ou para iluminação geral. Em indústrias, são usadas na iluminação em geral ou simplesmente nas máquinas de produção ou em etufas de secagem.
2 – Fluorescente
São lâmpadas que, pelo seu ótimo desempenho, são mais indicadas para a iluminação de interiores como escritórios, lojas, industrias, tendo aspecto luminoso indicado para aplicação em residências,podem ser usadas em cozinhas, banheiros, garagens, etc. São lâmpada frias (não esquentam) e têm grande eficiência luminosa de baixo consumo.
3 – Vapor metálico
São lâmpadas que combinam iodetos metálicos, com altíssima eficiência energética, excelente reprodução de cor, longa durabilidade e baixa carga térmica.
4 – Fluorescente compacta
Em 21 de outubro de 1879, foi criada a lâmpada elétrica incandescente. A invenção é de autoria do norte-americano Thomas Edison. A invenção partiu da necessidade de usar uma pequena lâmpada doméstica que substituísse luz proveniente da chama do gás.
Em dezembro de 1879, Thomas Edison realizou a primeira demonstração pública da lâmpada após a instalação de um sistema completo de energia no laboratório Menlo Park.
O projeto da lâmpada partiu de um filamento de carbono. Até 1879, a ideia de energia elétrica já existia, mas ainda não era usada nas casas das pessoas. A invenção da lâmpada levou o uso da eletricidade para a