Arte Grega x Arte Romana
ARQUITETURA E URBANISMO
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
Arte Grega e Arte Romana
Raquel Soares Cordeiro
Rio Branco
2013
Arte Grega e Arte Romana
Arte Grega
Os gregos da Grécia Antiga se destacaram por suas obras de arte, pinturas, esculturas e arquitetura, consequentemente pela beleza e perfeição contidas em suas obras de arte.
O conteúdo de suas obras era a representação de fatos do cotidiano dos gregos, acontecimentos históricos e temas relacionados à religião e mitologia. Suas grandes obras na arquitetura, são voltadas para sua religião, construíam templos para a adoração de seus deuses, um dos mais conhecidos é o templo Partenon erguido para glorificar a deusa grega Atena, situado na cidade de Atena.
O templo de Atena é um dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga, ornamentado com o melhor da arquitetura grega, e é visto como um dos monumentos culturais da história da humanidade.
Figura 01: Partenon
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro: Parthenon_from_west.jpg
A arquitetura grega foi dividida em três estilos:
Dórico: “Foi a primeira, a mais simples e a mais importante das ordens arquitetônicas é considerada a ordem masculina. Apresentava as seguintes características: o fuste da coluna era monolítico e grosso. A arquitetura era lisa e sobre ela ficava um friso que era dividido em tríglifos (retângulos com sulcos verticais) e métopas (retângulos que podiam ser lisos, pintados ou esculpidos em relevo). O capitel era uma almofada de pedra. As grossas colunas que lhe davam sustentação não dispunham de base, e fuste tinha a forma acanelada. O capitel, muito simples. A mais notável característica dessas construções é a curvatura das linhas, que dão aparência de retas, mas na realidade. Apresentam uma pequena curvatura para eliminar a impressão de divergências das numerosas colunas” (ARTE NO COLEGIO THALES, 2013)
Dentre as principais construções