PCN saúde
PCN SAÚDE
Trabalho para avaliação parcial na disciplina:
Educação e Saúde
Do Curso de: Pedagogia / Turma 5°C
Professor: Pascoal
Universidade Cruzeiro do Sul
São Paulo – 2014
PCN de Saúde
Parte I
Não é apenas na ausência da doença que existe a saúde, mais no bem estar, porém não é um estado estável, que uma vez alcançado pode ser mantido, pois depende do momento que colabora com a situação.
Pelo conceito adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nenhum ser humano ou população será totalmente saudável ou totalmente doente, conforme a sua existência existira seu momento, tanto de saúde e doença, dependendo com as suas condições de vida.
Interferir sobre o processo de saúde e doença está ao alcance de todos, e não é um a tarefa a ser delegada, e sim pela intervenção da natureza, poder público dos profissionais de saúde, ou eventualidade, de vítima do resultado de suas ações.
Um fato de promoção e proteção à saúde e estratégia para a conquista dos direitos de cidadania é a Educação para saúde, que requer o desenvolvimento de consciência sanitária da população e dos governantes para que o direito a saúde seja encarado como prioridade sempre.
A escola deve sempre fornecer elementos que capacitem os alunos adquirirem uma vida saudável.
Ampliando o Horizonte
A situação de saúde de um indivíduo ou de uma coletividade é produzida nas relações com o meio físico social e cultural, não podendo compreender ou transformar.
A saúde se agrega nas condições de vida das pessoas, que abrange condições geográficas, características de ocupação humana, fontes de água para consumo, qualidade de alimentos e condições de habitação englobando todos esses fatores.
Hoje a tecnologia já nos ajuda a melhorar a nossa qualidade de vida, por mais de muitas não serem aplicadas e nem priorizadas. Para nos prevenir, possui o serviço de saúde, para cura, reabilitação ou na