pedagogia
Hamurabi Messeder www.professorhamurabi.com.br PCN
Referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual .
2
Em que se baseou o processo de elaboração dos PCN?
“O processo de elaboração dos Parâmetros
Curriculares Nacionais teve início a partir do estudo de propostas curriculares de
Estados e Municípios brasileiros, da análise realizada pela Fundação Carlos Chagas sobre os currículos oficiais e do contato com informações relativas a experiências de outros países”.
3
São obrigatórios ?
Não. Os PCN propõem orientações gerais sobre o básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa.
4
Por que são sugeridos TEMAS
TRANSVERSAIS?
Os
temas transversais falam de assuntos que ajudam a escola a cumprir o papel de formar alunos-cidadãos. 5
Haverá aulas específicas sobre os temas transversais?
NÃO.
Eles não são matérias. Os temas transversais atravessam as áreas do currículo.
6
Temas Transversais
Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde,
Orientação Sexual, Trabalho e Consumo. As problemáticas sociais são integradas na proposta educacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais como Temas Transversais.
Os TT`s não constituem novas áreas, mas antes um conjunto de temas que aparecem transversalizados nas áreas definidas, isto é, permeando a concepção, os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas de cada área, no decorrer de toda a escolaridade obrigatória. A transversalidade pressupõe um tratamento integrado das áreas e um compromisso das relações interpessoais e sociais escolares com as questões que estão