Alimentos Antioxidantes
Por: Lucas Santos Cardoso
Para entendermos o que são alimentos antioxidantes é necessário saber sobre o que são os antioxidantes. Como o nome já diz, são moléculas que agem contra os danos naturais fisiológicos de oxidação do organismo animal, podendo retardar ou impedir o dano oxidativo do corpo. Os antioxidantes protegem o organismo das ações danosas. Alguns antioxidantes são produzidos no próprio corpo e outros na ingestão de alimentos, como: as vitaminas (C), (E) e o betacaroteno. Por exemplo, nutrientes, enzimas e muitas outras substâncias são antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças crônicas como: diabetes, doenças cardíacas, cataratas, mal de Alzheimer, câncer, derrame, entre outros. São essas moléculas que protegem o corpo dessas doenças causadas por outro tipo de molécula chamada de radicais livres.
Os radicais livres são moléculas oxidantes quimicamente ativas e altamente reativas que atacam as células em busca de elétrons e com isso desestruturando as células e prejudicando cada vez mais a eficiência do corpo. Algumas das mais comuns são: o ânion superóxido, a radical hidroxila, os metais de transição como o ferro e o cobre, o ácido nítrico e o ozônio. Os radicais livres contém um oxigênio conhecido como espécies reativas de oxigênio (ROS), que são os radicais livres biologicamente mais importantes.
Esses “radicais” são produzidos como parte do metabolismo natural do ser, mas também podem ser introduzidos no organismo através de fontes externas, como: a exposição ao sol, poluição, bebidas alcoólicas, cigarro, estresse, etc. Sendo outro exemplo clássico de que quando respiramos, parte do oxigênio é transformada em radicais livres que, além disso, também podem ser associados ao envelhecimento precoce. Além de que a causa principal dessas substâncias “maldosas” é o “estresse oxidativo” que nada mais é do que a produção de radicais livres além da capacidade