Numero de Reynolds
Existem alguns termos empregados para determinar os tipos de escoamentos. O escoamento sem limitação de um fluido sobre uma superfície é um escoamento externo, exemplo: o escoamento de ar sobre uma bola ou sobre um tubo exposto durante uma ventania. Já o escoamento num tubo ou num duto é chamado de escoamento interno, é o caso do escoamento de água num cano. Quando o escoamento acontecer em um duto parcialmente aberto, estando este parcialmente cheio com o liquido e houver uma superfície livre é chamado de escoamento de canal aberto, escoamentos de águas em rios ou valas de irrigação.
O escoamento de um determinado fluido pode ser em Regime Permanente e Transiente: se as propriedades do fluido em um certo ponto do campo não mudarem com o tempo o escoamento é designado regime permanente. Neste tipo de comportamento, as propriedades podem variar de ponto para ponto no campo, mas devem continuar constante em relação ao tempo para um dado ponto qualquer. Se as propriedades do fluido em um ponto do campo variam com o tempo, o escoamento é regime transiente.
Após determinar o tipo de regime, pode se classificar o tipo de escoamento: Escoamento Laminar e/ou Turbulento: o escoamento laminar é trajado pelo movimento em lâminas ou camadas, não havendo mistura macroscópica de camadas de fluido adjacentes. O escoamento turbulento é caracterizado pelo movimento tridimensional contingente das partículas do fluido sobreposto ao movimento da corrente.
Os escoamentos podem ser classificados em uni-, bi- e tridimensionais de acordo com o número de coordenadas necessárias para se definir seu campo de velocidades.
O número de Reynolds (Re) é um número adimensional, usado em mecânica dos fluídos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido dentro de um tubo ou sobre uma superfície. Normalmente é utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais.
A importância do número de Re vem da possibilidade de se avaliar a estabilidade do fluxo