A Guerra Do Fogo Resenha
Curso: Direito Turma: DR1GH34
Período: 1º (primeiro) Turno: Matutino
Disciplina: Homem e Sociedade
A Guerra do Fogo
O filme “A Guerra do Fogo”, retrata uma época de 80.000 (oitenta mil) anos A.C. no período da pedra lascada. Nessa época, as primeiras espécies de hominídeos (Mamíferos Primatas) viviam em cavernas para se proteger de animais selvagens e das baixas temperaturas devido o período glacial. A principal característica desse período é a utilização do fogo.
Desse modo, o filme tem como foco principal um elemento essencial tanto para se defender do perigo e do frio, quanto para saciar a fome, o fogo.
É mostrado no filme duas tribos de hominídeos (Wagabou e Ulam) que lutavam pela posse do fogo, uma tribo de hominídeos canibais (Kzamm), e mostra também outra tribo (Ivaka) que além de dominar a técnica de criar o fogo sabia que o fogo não era um milagre vindo de deuses ou um poder sobrenatural.
No termino do confronto entre os Wagabou e os Ulam, os Ulam fogem tendo apenas um pequeno grupo de sobrevivente e sem a posse do fogo. Nesse momento três hominídeos da tribo dos Ulam saem em perigosa busca pelo fogo. Durante essa busca eles passam fome, frio e são constantemente ameaçados por animais perigosos.
Em meio à caminhada são confrontados por uma tribo de canibais, os Kzamm, que tinham a posse do fogo e levavam como prisioneiros um casal de hominídeos de outra tribo mais desenvolvida, os Ivaka. Após uma tentativa desesperadora de fuga e furto ao fogo, os três membros conseguem cumprir seu objetivo e levam consigo um dos prisioneiros, uma mulher da tribo Ivaka.
Um dos três indivíduos cria laços por essa mulher com quem descobre e aprende uma maneira diferente de viver, respeitar, dominar outras formas de linguagens e, principalmente, o domínio do fogo. E logo o fogo deixa de ser visto como algo que se conquista ou se tem posse. O fogo é feito através de uma técnica com gravetos.
Assim os três retornam para