Resenha A Guerra do Fogo
A GUERRA DO FOGO (La Guerre Du Feu.).. Direção: Jean Jacques Annaud. Com: Everett McGill, Era Dawn Chong, Ron Perlman, Nammeer El Kadi. Baseado no livro de J.H. Rosny. 1981. França e Canadá.
O filme “A Guerra do Fogo” conta a história da trajetória do homem em tempos remotos, ainda na pré-história. O filme mostra o homem em algumas fases de sua evolução.
No início do filme vemos uma tribo de homens que viviam ainda nas cavernas e tinham o fogo como o seu bem mais precioso, pois eles ainda não dominavam a técnica de fazê-lo. Por esse motivo, esses homens alimentavam uma pequena chama e a protegiam de todas as formas.
Certo dia, eles são surpreendidos por uma tribo ainda mais primitiva, indo em busca do fogo que eles tinham e guerreando por ele. Nessa batalha, o fogo que eles tinham se apaga, fazendo com que três dos homens da caverna saíssem ao mundo em busca de outra chama de fogo.
Nessa jornada eles se deparam com uma tribo de homens canibais e são obrigados a lutarem com eles para não virarem comida. Eles libertam duas mulheres de uma de uma tribo mais evoluída que a deles e que estavam presas pelos canibais.
Uma delas fica muito agradecida e os chama para a seguirem e eles a acompanham.
Ela faz parte da tribo dos homo sapiens. Vemos o seu desenvolvimento em alguns aspectos como, por exemplo, eles já moram em barracas e não em cavernas, tem conhecimento de ervas medicinais, tem uma linguagem mais desenvolvida e se comunicam por ela, tem senso de humor, e principalmente, dominam a técnica de fazer fogo pelo atrito entre madeiras.
Isso deixa o líder da tribo mais primitiva surpreso e alegre. Ele pega uma pequena chama daquele fogo e a coloca em um lugar protegido para que possa levar para a sua tribo com seus outros dois companheiros. A mulher da tribo mais evoluída os
acompanha.
Com ela, os três aprendem a ter senso de humor e o líder deste grupo descobre o amor. Eles se apaixonam e ela lhe mostra o sexo como algo carinhoso e