A gestão educacional e as relações interpessoais na escola
José Aparecido de Araújo Oliveira
RESUMO: A escola é um sistema social que resulta da interação de agentes individuais, composta por um sistema de grupos culturais diferentes que se interagem em sincronia dentro do espaço e do tempo escolar. Cada indivíduo possui uma cultura independente da vida escolar. A escola promove uma cultura que é construída no dia-a-dia e na ação de todos os seus integrantes, sendo que esta cultura cria uma identidade que fortalece as relações internas e pode influenciar o desenvolvimento do indivíduo e da comunidade. Essa multiplicidade de culturas exige um trabalho de articulação e integração entre os individuos afim de os objetivos da escoal sejam alcançados.
PALAVRAS CHAVES: Escola, Relações Interpessoais, Cultura, Educação, Comunicação
1. Questões do comportamento humano no campo interpessoal Dentre todos os problemas que ocorrem no dia-a-dia da escola, encontramos os que atingem a esfera do relacionamento interpessoal. Muitas vezes surgem situações no âmbito escolar que impedem a formação de equipes e a relação entre o gestor e professores é prejudicado pelo mau uso do poder.
Quando o poder é utilizado para definir quem manda e quem é mandado, há um desgaste nos relacionamentos. Infelizmente, em muitas escolas os colaboradores ainda são geridos por diretores que têm um perfil autoritário e antidemocrático, que resulta em um grande prejuízo do grupo.
Embora a gestão democrática da escola esteja sendo altamente divulgada e praticada na maioria das entidades educacionais, é possível encontrarmos diretores que insistem em querer ser o cérebro e comandar a tudo e a todos sem a participação do grupo.
Na literatura e no contexto educacional do momento encontra-se a expressão gestão educacional no lugar de administração escolar. Já existe um grande número de trabalhos escritos sobre este assunto, e percebe-se a tendência de aumentarem ainda mais, porque de acordo