Sintomas psicóticos de transtorno de borderline
Há certa concordância de que a síndrome borderline seja um distúrbio estável de personalidade. Entretanto, alguns desses pacientes podem desenvolver sintomas psicóticos transitórios. Quando esses quadros psicóticos ocorrem, eles tendem a se apresentar com as seguintes características:
* relacionados a situação de estresse:
* são rapidamente reversíveis e transitórios;
* os sintomas psicóticos tendem a ser não-sitematizados;
* as experiências psicóticas tendem a ser ego-ditônicas.
De modo geral, há ausência de ideias delirantes e alucinações claras e estáveis. Há, antes, a vivência de perplexidade intensa, confusão e ideação paranóide pouco estruturada. Esses pacientes tendem a apresentar grande vulnerabilidade a estresses farmacológicos, como aqueles produzidos pela maconha, LSD, mescalina ou outros alucinógenos.
Aspectos intrapsíquicos
A dimensão intrapsíquica pode ser avaliada em pesquisas através do uso de testes psicológicos projetivos. Nos testes não-projetivos, nos quais se avalia a performance cognitiva como o WAIS, os pacientes borderline tendem a demonstrar uma performance normal50. Entretanto, um estudo usando uma bateria mais sofisticada, incluindo uma avaliação de funções pré-frontais que cobrem dimensões como a flexibilidade cognitiva, as funções executivas e de controle, revelou uma performance prejudicada no grupo de pacientes borderline. Em testes projetivos, como o teste de Rorschach, os pacientes borderline tendem a apresentar conexão ilógica de percepções não relacionadas, elaboração excessiva do sentido afetivo das percepções, produções e associações mentais que, embora sejam criativas, são muito desprazerosas e circunstancias.
Funções egóicas
É no campo das relações interpessoais que se revelam as principais alterações das funções egóicas dos pacientes borderline53. Aqui seria a área mais propícia para caracterizar com certa especificidade os indivíduos borderline, em relação a pacientes com outros transtornos de