A gestão de recursos humanos e o capital intelectual como fator decisivo na busca pela excelência empresarial
O aumento da concorrência entre as organizações pela qualidade dos serviços prestados, bens produzidos e, garantindo a sustentabilidade, fez as empresas se inovarem em seus processos; minimizando os impactos no dia-a-dia; garantindo sua continuidade e a obtenção de resultados conforme as premissas traçadas.
O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância das inovações na área da gestão dos recursos humanos, oferecendo ao profissional: conhecer a organização em que está inserido; orientar os adultos de como aprender a aprender; integrar todos os conceitos de treinamento na busca do desenvolvimento humano; demonstrar os benefícios em qualidade de vida e segurança no trabalho.
Na composição deste contexto, foram utilizadas revisões bibliográficas, pesquisas em livros, sites e principalmente, a observância com a vivência comportamental nas empresas.
DESENVOLVIMENTO
O capital humano de uma empresa é o grande diferencial competitivo que as organizações utilizam para alcançar seus resultados. Por sua vez, devem criar alternativas para que seu colaborador, suporte e acompanhe a velocidade das transformações que ocorrem em todas as áreas do conhecimento e da produção a que são submetidos. As empresas devem facilitar e incentivar a aquisição individualizada do conhecimento e também, estimular a troca de experiências e a cooperação entre todos os envolvidos, proporcionando uma educação continuada. No contexto corporativo, a sinergia é um fator determinante para aumentar a comunicação, compartilhando informações. Assim, todos os profissionais, estarão sintonizados com a cultura da organização.
As empresas passaram a enxergar que o capital humano é um instrumento importante na escalada mundial pela busca por uma posição de liderança, porque enfim, reconhecem que em plena era do conhecimento, devem proporcionar o saber que é matéria-prima relevante para todo e qualquer processo produtivo.
Visando a geração resultados favoráveis, seus gestores