Capital Humano
Roberto Jorge Cruz de Aragão1
Ana Alice Vilas Boas1,2
lumicross@yahoo.com.br
Analice2006@ufrrj.br
1 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Seroédica, RJ, Brasil
2 Pós Graduação em Gestão e Estratégia em Negócios (PPGEN) Seropédica, RJ, Brasil
Capital Humano Gerador de Valor
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar e caracterizar o capital humano como a fonte de criação de valor mais importante das empresas. Para realizar este estudo, partiu-se de um levantamento de bibliografias recentes e de uma pesquisa em algumas empresas sobre o tema, buscando-se analisar suas conexões entre criação de valor pelo capital humano através de seus ativos intangíveis e valoração do trabalho. Foi analisado se os geradores de valor hoje são os ativos intangíveis e se um fator importante para mensurá-los é o capital intelectual da empresa, ligado direta e indiretamente ao capital humano, seja na sua criação ou na sua manipulação. Foi verificado também se o empresário investe e cuida de seus funcionários como o faz em relação ao capital financeiro da empresa, se tem uma visão de sua importância como geradores de valor e capital intelectual e se um sistema de quantificação e avaliação do valor desse capital para a empresa.
Palavras-chave: Valor, Sistema de Avaliação, Capital Humano.
1. Introdução
Os sistemas de gerenciamento do desempenho não se ajustam ao mundo do conhecimento. Os contadores lidam com transações e esse é um dos motivos dos custos predominarem sobre o valor. Esse, para os acionistas, é focando na lucratividade, portanto há pouca preocupação com a perda paralela das fontes criadoras de valor, presentes e futuras, acarretando em "custos escondidos".
As pessoas são os elementos decisivos da geração de valor, sendo-lhes adicionado valor financeiro. Os geradores de valor hoje são os ativos intangíveis e o ponto de partida para se avaliar o valor de mercado é igual ao Valor de Ativos Líquidos Tangíveis mais