A Gest o Estrat gia de Custos
Para conseguir sobreviver nesse mercado competitivo, a empresa precisa estar pronta para alcançar altos níveis de qualidade, eficiência e produtividade, diminuindo os gastos, custos e eliminando os desperdícios. Sendo assim é de vital importância que os gestores recebam informações precisas e sempre atualizadas para apoio eficaz do processo decisório.
Dentro da gestão de custos há estes tipos de Método de Custeio: Custeio por Absorção, Custeio Variável, RKW e ABC (Custeio Baseado em Atividades). Em casa método há suas vantagens e desvantagens, porém para efeitos contábeis, o único admitido é o Custeio por Absorção.
Custeio por Absorção é o método derivado da aplicação dos princípios de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos de produção dos bens elaborados. Todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.
O Custeio por Absorção não é um princípio contábil propriamente dito, porém é o método adotado pela Contabilidade Financeira, válido para fins de Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado.
No Custeio Variável, só são alocados aos produtos os custos variáveis, ficando os custos fixos separados e considerados despesas do período, indo diretamente para o Resultado. Para o estoque só vão os custos variáveis.
RKW é uma técnica nascida na Alemanha, que consiste no rateio não só dos custos de produção como também de todas as despesas da empresa, inclusive as financeiras a todos os produtos. Com esse rateio chega-se ao custo de produzir e vender (incluindo administrar e financiar).
O Custeio Baseado em Atividades, na verdade é uma ferramenta de gestão de custos. Ele foi concebido de forma a possibilitar a análise de custos sob duas visões, sendo elas:
Visão econômica de custeio, que é uma visão vertical, no sentido que ele apropria os custos aos