1 CALIBRA O DE APARELHOS VOLUM TRICOS vFinal

3084 palavras 13 páginas
SUMÁRIO

SUMÁRIO 2
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 OBJETIVO 3
1.2 METODOLOGIA 4
1.2.1 Parte A 4
1.2.2 Parte B 4
1.2.3 Parte C 5
2 PRÁTICA: CALIBRAÇÃO DE APARELHOS VOLUMÉTRICOS 6
2.1 materiais utilizados 6
2.2 RESULTADOS E DISCUSSÕES 6
2.2.1 Primeira Sessão 7
2.2.2 Segunda Sessão 10
3 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 16
APÊNDICE A - RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO 17

1 INTRODUÇÃO

Para uma boa análise em laboratório de química analítica, é necessário obter o conhecimento de técnicas e uso de equipamentos corretos para a redução de erros que possam prejudicar o resultado final da análise laboratorial.
Uma dessas técnicas de redução de erros é a calibração, a qual consiste em determinar a faixa de valores medido de um instrumento de acordo com um padrão pré-estabelecido. Assim, seguindo os objetivos principais de uma calibração, que são a determinação de um volume real contido ou escoado, a temperatura de trabalho, constatar se a vidraria encontra-se dentro das especificações do fabricante e, principalmente, constatar se a vidraria esta adequada para o fim que se destina.
Para uma calibração correta e livre de erros grosseiros, é inevitável seguir uma serie de condições, tais como a limpeza rigorosa do material, aparelhos descansados durante uma hora junta a balança para o equilíbrio térmico com o ambiente, manter a temperatura da sala constante, para não haver variações de valores obtidos durante a operações, fazer o uso de agua deionizada, utilizar papel toalha para manipulação dos materiais utilizados, para não variar a massa com as impressões digitais.
Os materiais utilizados nesta experiência são classificados como TD (to deliver) e TC (to contain). Esses materiais são basicamente os dois tipos de frascos volumétricos disponíveis. Os instrumentos do tipo TC, são aqueles que contem um volume aproximado do real, no qual ao realizar uma transferência com esse material, o volume não será o esperado, já os materiais do tipo

Relacionados