CF1102

2697 palavras 11 páginas
CF1102

USIMINAS - Gestão Estratégica da Pesquisa e Inovação
Carlos Arruda, Fabian Salum, Flavia Carvalho

Contexto

I

nício de 2008 - A Usiminas está em processo de profundas transformações e, após a mudança no comando da empresa, uma das principais intervenções do novo CEO na companhia é a reestruturação organizacional. Na visão dos dirigentes da empresa, o futuro da Usiminas deve passar por investimentos mais consistentes na área de Pesquisa e Inovação, naquilo que diz respeito ao alinhamento estratégico e à integração entre as diversas unidades de negócio.
Fim de 2008 – A primeira grande crise financeira do mundo globalizado atinge fortemente o setor siderúrgico – com impacto que levaria os dois anos seguintes para ser amenizado. Os investimentos na Usiminas, em especial os destinados à P&D e à
Inovação, não são cortados. Ao contrário, a área passa a ser tratada como importante suporte para que a empresa mantenha a sua visão estratégica de longo prazo e continue focando na criação de valor e de diferencial competitivo que as atividades de Pesquisa e Inovação podem prover.
O ano de 2010 mostra que a Usiminas obteve sucesso nessa jornada. Ainda em fase de superação da crise e em face de novos desafios, a pesquisa e a inovação não foram deixadas de lado. Os laboratórios receberam significativo aporte de novos equipamentos e novos projetos de infraestrutura devem ampliar a abrangência dos esforços de P&D.

A Empresa
A Usiminas comemorou em 2010 seus 48 anos de existência. Ao longo desse tempo, a empresa

consolidou sua importância como produtora de aços planos, estendendo sua atuação para toda a sua cadeia produtiva: mineração e logística, siderurgia, transformação do aço e bens de capital. A inovação é uma corrida de longa duração no setor siderúrgico e está no DNA da Usiminas desde a sua criação. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento começaram com a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) localizado na cidade de Ipatinga (MG), em 1971,

Relacionados