A fórmula dos colégios militares no brasil
A mais ou menos 15 mil alunos, de ambos os sexos, matriculados nos 12 colégios Militares. A preferência é dos filhos de militares.
O salário dos professores variam de R$ 4 mil á R$ 5 mil.
De acordo com o Ideb de 2011 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das 30 melhores escolas do ensino fundamental 10 são escolas militares. O Colégio Militar do Rio de Janeiro ficou em 10º colocado do Estado, sua média foi de 6,4 abaixo do esperado que era de 6,6, mas foi bem acima da media nacional que foi de 4,1. O Colégio Militar de Salvador esta em 6º na classificação do Ideb, possui 821 alunos onde 98% são filhos de militares. O Colégio Militar de Brasília recebeu 6,7 do Ideb. Melhor classificação do Distrito Federal, possui 3 mil alunos onde apenas 550 são filhos de civis.
Os estudos oferecidos são do Ensino Fundamental (6º ano) ao Ensino Médio (3º ano). A escola possui instalações variáveis e em ótimos estados de conservação, que incluem ginásios, piscinas semiolímpicas, quadra de tênis, laboratórios de química, biologia, física, informática e outros. O corpo docente é bem melhor, mas a maior diferença é a disciplina dos estudantes. As aulas começam às 7h, a entrada de alunos às 6h30min já é considerado atraso. O uniforme tem que estar em estado impecável se não tiver o aluno pode ser punido, ficam no interior da escola ate o turno acabar. Os meninos tem que cortar o cabelo de 15 em 15 dias e tem que ser numa maquina 2. Não é permitido piercing, brinco, barba, bigode, cavanhaque nem óculos escuros. As meninas não podem ter mechas nos cabelos, as unhas tem que ser de cor incolor, rosa clara ou branca, os cabelos tem que ficar