A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO TOBIAS BARRETO (1909 – 1946)
Francisco Igor de Oliveira Mangueira
RESUMO
O presente artigo visualiza a disciplina Educação Física no Colégio Tobias Barreto, no período de 1909 a 1946, quando este pertencia ao Professor José de Alencar Cardoso. A metodologia apoiou-se na pesquisa histórica. Constata-se que o Colégio Tobias Barreto foi produto da ação de militares sergipanos que estudaram nos principais centros de formação de oficiais do Exército Brasileiro. O Colégio Tobias Barreto foi parte da concretização do sonho de um Colégio Militar que preparasse os futuros líderes do Estado. No campo educacional, a liderança é do professor José de Alencar Cardoso, fundador e diretor do Tobias Barreto. A experiência ali realizada a partir da cidade de Estância, em 1909, e desde 1913 em Aracaju consistiu na implantação de uma organização militarizada num estabelecimento de ensino civil, mantendo o espírito da escola militar. Constituindo-se como um dos maiores e mais modernos estabelecimentos de ensino do Estado. A educação física neste estabelecimento foi base fundamental no projeto educacional, seja dinamizando e transformando o cotidiano escolar, seja forjando corpos saudáveis, disciplinados e obedientes, necessários para as transformações em curso na sociedade sergipana.
Palavras-chave: História da Educação. Educação Física. Militarismo. Sergipe. 1 INTRODUÇÃO
O presente artigo é fruto da dissertação de mestrado: Collegio Tobias Barretto: Escola ou Quartel (1909 - 1946), defendida junto ao Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Objetiva visualizar a disciplina Educação Física no Colégio Tobias Barreto, no período de 1909 a 1946, quando este pertencia ao Professor José de Alencar Cardoso.
O Colégio Tobias Barreto foi fundado em 09 de maio de 1909, na cidade de Estância, pelo Professor José de Alencar Cardoso, foi transferido, em1912, para a cidade de Aracaju, em decorrência da epidemia de varíola