aaaaaaaaaaa
NOME:WESLEY,RAFAEL,VITOR RAMOS,VITOR CESAR
Nº:49,
TURMA:30
O PAPEL DA MULHER NA IDADE MODERNA
IINTRODUÇÃO
Para uma visão clara da imagem européia que a mulher representava durante a Idade Moderna procuramos aqui reunir informações sobre vida das mulheres na Europa moderna; desde as limitações, preconceitos e injustiças que eram impostas pela sociedade, sua função social, suas atribuições na divisão social do trabalho, como vivenciava sua sexualidade e até minúcias da vida cotidiana como hábitos de higiene e beleza. Na Europa moderna, as mulheres sofrem um processo de “desvalorização” incentivado principalmente pela igreja católica que disseminou crenças e superstições ligando as mulheres a todo tipo de “desvios”, acusadas de terem provocado a “queda” com o pecado original e de serem tentações constantes aos homens. As mulheres eram os alvos preferidos dos religiosos, que atribuíam às mesmas a culpa por toda degradação moral e social. (Aqui vocês estão negando todo o processo de repressão que as mulheres sofreram em todos os países europeus, e não apenas no mundo católico. Aliás, uma característica da Idade Moderna é a limitação do catolicismo na Europa)
Durante o Período Colonial, o corpo feminino era visto tanto por Pregadores da Igreja Católica, como por médicos, como um palco nebuloso e obscuro, no qual, Deus e o Diabo digladiavam. Teólogos defendiam que o sexo feminino era mais frágil em face às tentações por estar repleta de paixões ferozes e violentas. (Mais uma vez vocês estão livrando a barra da maioria dos países europeus)
“Se as mulheres tinham ossos mais pequenos e redondos,era porque a mulher era mais fraca que o homem,suas carnes mais moles, contendo mais líquido, seu tecido celular esponjoso e cheio de gordura em contraste com o aspecto musculoso do homem, expressava igualmente sua natureza amolengada e frágil,os seus sentimentos mais suaves e ternos. Tudo isto as tornava