a função organização
A partir do planejamento segue-se a organização. Uma vez planejada, torna-se necessário dar estrutura e configuração à ação empresarial como um todo. A organização é um sistema social, em que se destacam os conceitos de organização formal e informal com seus respectivos elementos.
A função organização, também chamada de desenho organizacional ou organização formal, retrata a configuração estrutural da empresa (seus órgãos e suas relações de interdependência) e seu funcionamento (os processos de atividades e de coordenação) capazes de conduzir ao alcance dos objetivos.
Organização informal é o nome atribuído à organização que surge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos sociais e interações entre as pessoas em função das atividades que executam.
O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração e serve como estrutura básica, como um conjunto de mecanismos de operação, decisão e coordenação.
O desenho organizacional é influenciado por: características do ambiente de tarefa da empresa (clientes, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores);
- objetivos
- estratégicas
- tecnologias
- tamanho da empresa
Além disso, considera entradas, estruturas, funções e saídas do sistema empresarial como uma totalidade.
O desenho organizacional é o meio pelo qual a empresa procura encontrar coerência e compatibilidade entre uma multiplicidade de variáveis:
- os objetivos da empresa;
- a divisão do trabalho e a coordenação interunidades;
- as pessoas que devem fazer o trabalho;
- as escolhas sobre como o trabalho será feito, de um lado, e as mudanças que ocorrem no ambiente externo, de outro;
- as oportunidades e ameaças;
- as coações e contingências
O desenho organizacional não é só um meio para implementar uma estratégia empresarial, mas uma parte importante dela.
As principais características do desenho organizacional são: