Função organização
GILMAR SALGADO DOS SANTOS
HUMBERTO DE CARVALHO LUZ JOCELINO VILL
KARINA BERNARDES
LOURIVAL LOPES DO NASCIMENTO
MARCIA LEILA RIBEIRO
RECUPERAÇÃO DE AREA DEGRADADA
Nota: Projeto para integralização das Práticas do Módulo II – Curso Tecnológico em Gestão Ambiental - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Monitora: Maria Benedita Prim
PALHOÇA
2008
1. TEMA
O tema do presente estudo trata da educação ambiental nos cursos de licenciatura em pedagogia como base para o processo educacional a ser desenvolvido nas escolas.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
O tema tratado (Manejo do solo e recomposição da vegetação com vistas a recuperação de áreas degradadas pela abertura irregular da estrada da pedra branca). Por se tratar de uma Área de Preservação Permanente, que abrange todo o traçado da mesma, seguindo ate o cume do mirante.
3 OBJETIVOS
Essa pesquisa teve como objetivo geral estruturar uma alternativa curricular, permeada pela Educação Ambiental, nos cursos de licenciatura de Pedagogia de modo a refletir no Ensino Básico. Partiu da premissa que a Educação Ambiental , no espaço do ensino Básico pode transformar a prática educativa, promovendo uma consciência ambiental e consequentemente a melhoria da qualidade de vida para as futuras gerações.
2. JUSTIFICATIVA
3 METODOLOGIA
A metodologia empregada teve por base, extenso referencial teórico e construção de uma proposta de intervenção, realizada na Universidade do Estado do Amazonas, nos cursos de licenciaturas da Escola Normal Superior, com criação de uma disciplina optativa intitulada “Temas Transversais no Ensino Básico”. Evidenciou que a Educação Ambiental nos cursos de licenciaturas poderá, a partir da convergência do Estágio Supervisionado das licenciaturas, permitir a prática da Transversalidade para o enfrentamento da problemática ambiental contemporânea.