Violência
Atualmente estamos vivendo um verdadeiro caos que está tomando conta do mundo em geral, os índices de VIOLÊNCIA vem crescendo de forma assustadora. Não é difícil você ligar a televisão , o rádio ou mesmo navegar na internet sem se deparar com informações sobre o assunto, é realmente alarmante a dimensão que vem tomando. Para se ter uma idéia o Brasil ostenta a vergonhosa taxa de 38 mil homicídios ao ano nos últimos 10 anos, contra 35 mil no mesmo período na Colômbia, país em guerra civil. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Rio Branco são as cidades mais violentas, o crime de sangue foi banalizado e vem se matando mais do que nas guerras da Chechênia, Kosovo e Bósnia ( Fundação Getúlio Vargas). Dados do Ministério da Justiça revelam que, "no primeiro semestre de 1999, foram registrados, em todo o país, 23,3 mil homicídios.
Em duas décadas, o índice de homicídios no país cresceu 173,73%. Passou de 9,44 por 100 mil habitantes, em 1979, para 25,84 por 100 mil habitantes em 1998." Como podemos ver, mais de uma década depois as estatísticas são impressionantes.
A VIOLÊNCIA se apresenta de várias formas: * Violência Real ( cotidiano);
* Violência Representada( Filmes, mídia,marketing);
* Violência Simbólica( Videogames)
Estes são apenas alguns exemplos de violência que convivemos todos os dias e nem sempre nos damos conta. O assunto é bastante complexo atinge à todos sem exceção, idosos, crianças, homens , mulheres.... impedir a mulher de trabalhar fora de casa, negar-lhe a possibilidade de sair só ou de ter amigas, impedi-la de escolher o tipo de roupa que deseja usar, impedir sua participação em atividades sociais, agressões domésticas de pequena monta ou desqualificação e humilhações privadas ou em público, as relações sexuais forçadas dentro do casamento. A violência contra a mulher é uma expressão abrangente, incluindo diferentes formas de agressão à integridade corporal, psicológica e sexual. E afeta