Contabeis
Contabilidade: Internacionalização e Modernidade | 30/11/2010, 947 leituras | Leia texto da aluna Cristina Pagotto dos Santos (2º período de contabilidade) sobre tema abordado na 21ª Convenção dos Contabilistas, no 5º Encontro da Mulher Contabilista e no 5º Encontro de Auditores e Peritos do Espírito Santo
O momento atual, com as inovações e modernizações, na contabilidade passa à exigir uma nova forma de atuação do profissional contábil , levando-o à necessidade de aperfeiçoamento tecnológico.
O papel do contador na sociedade é, a cada dia, mais relevante. Ao contador não cabe somente registrar e controlar fatos administrativos, gerar guias e escriturar livros, o chamado de guardador de livros á anos atrás, como a maioria das pessoas pensam. Conhecendo total e profundamente a empresa, o contador cria a percepção para o que ainda não aconteceu. Desta atitude é possível que o profissional de contabilidade seja capaz de dar sua opinião sobre o futruro da empresa, sendo sim, peça fundamental para a sobrevivência e tomada de decisões da mesma, além de contribuir para sua continuidade.
Devido às constantes fiscalizações promovidas pelos Municípios, Estados e União, obriga o profissional contábil á uma transformação radical no comportamento para com as empresas, em conseqüência da contabilidade. Com o novo código a responsabilidade do contador aumenta e muitos profissionais ainda não perceberam. A globalização dos negócios relacionada com a Lei 11638/2007 mostra que as demonstrações contábeis obrigam o profissional contábil a reaprender tudo aquilo que parecia já conhecido, um padrão contábil internacional também fará parte do leque de modificações que veio com esta Contabilidade Internacionalizada e Moderna.
Esta convergência internacional contábil, no momento, uma novidade no mundo da contabilidade significa que todas as empresas brasileiras terão que adaptar seus demonstrativos contábeis