A função do orientador educacional no processo de avaliação e aprendizagem
Profª: Tânia Margarete de Borba
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Pedagogia (PED 9621)- Trabalho de Graduação
27/02/12
RESUMO
Visando compreender a prática avaliativa de forma mais efetiva, com objetivos de dar contribuições na transformação do processo avaliativo, observou-se que se deve ter o cuidado no momento que se vai fazer julgamento, para não se julgar de forma inadequada, para que o aluno não se sinta rotulado. Portanto, é necessário repensar o trabalho da escola, refletir a avaliação como um processo coletivo e global, encarando-a como um ato dinâmico e político, de interação entre professor-aluno-conhecimento-aprendizagem-realidade, onde se percebem os avanços, as dificuldades e se tracem novas perspectivas. Diante disso, é necessário analisar a importância do papel do orientador educacional neste processo de avaliação e aprendizagem, visto que ela esta diretamente ligado aos assuntos relacionados a vida do aluno.
Palavras-chave: Função Educacional; Orientador; Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Os últimos e mais recentes estudos da avaliação escolar tem avançado para alem das formas de como verificar a qualidade dos resultados escolares.
Sabe-se que são vários os problemas referentes à avaliação do processo de ensino- aprendizagem presentes no meio escolar.
Um destes problemas esta na razão dos profissionais da educação avaliar o produto final, o resultado e não o processo. Isto acontece, uma vez que não é considerada a realidade do aluno,os seus interesses, as suas experiências e suas necessidades, como também, o próprio ritmo de aprendizagem.
Pretende-se buscar uma forma justa de avaliação, visando aprofundar o conhecimento da situação da pratica educativa como um todo, no currículo, nas formas político-pedagogicas adotadas, principalmente, no desenvolvimento dos conteúdos.
2 A FUNÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NO DECORRER DA HISTÓRIA
O inicio da orientação educacional no