Avaliação escolar
Betânia Silva*
Resumo. Na era do mundo atual, a educação vem se modificando e exigindo ainda mais no que diz respeito à sua qualidade, o que faz da avaliação um requisito muito importante, devido aos seus objetivos claros e coerentes. A necessidade de uma melhor compreensão clara e objetiva sobre a avaliação, leva os orientadores e as gestoras da unidade de ensino a buscarem melhores instrumentos avaliativos, sendo mais justos e conscientes ao avaliarem seus alunos, que oferece uma maior segurança ao educador que trabalha diretamente com o processo de avaliação dando-lhe suporte técnico e teórico para incentivá-lo a ter critérios justos e coerentes.
Palavras-chave: Avaliação, Ensino e Aprendizagem, Compromisso, Conscientização
INTRODUÇÃO
A avaliação nos dias atuais, tem se destacado nas relações entre os profissionais da educação, pais e alunos. Tem sido um como mecanismo de sustentação da organização do trabalho escolar, o que acreditamos que não é. Nas escolas, decorrente, do que ocorre nos cursos de formação de professores, a avaliação tem sido uma área de conhecimento, como se fosse uma matéria, sendo retirada do seu devido lugar; um item integrante à todo o processo educacional, que se pode ser relevante se articulada aos objetivos escolares.
A avaliação escolar integra o processo didático, não podendo ser resumido a conceitos formais e estatísticos; sendo que serão avaliados através de notas que servirão para definir o avanço ou a retenção em determinadas disciplinas.
A avaliação não se limita a instrumentos de medição, mas acaba sendo vista e utilizada como instrumento de controle disciplinar, de medição de atitudes e valores dos educandos.
A Avaliação é um processo que circunda a existência humana, que leva a reflexão crítica sobre a prática no sentido de colher seus avanços e contribui para uma tomada de decisões, acompanhando a pessoa em seu processo de crescimento.
A Escola especificar como a avaliação se