a orientação numa escola atualmente
Alcemiro Leal Barata¹
Jacó Vilhena ²
INTRODUÇÃO
Portanto cabe ao orientador educacional buscar informações no trabalho do professor no dia-a-dia com a turma, onde tudo acontece e partir daí, fornecer a ele subsídios para sanar problemas, melhorar o ambiente para propiciar oportunidades favoráveis à aprendizagem. Este profissional trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os no desenvolvimento global e facilitando o processo, desta forma o trabalho em parceria com os professores ajuda na compreensão de comportamentos dos estudantes, agindo de maneira adequada em relação a eles. O seu papel em relação à escola é o de organizar o trabalho para que seja colocada em prática a proposta pedagógica, tem como função de orientar, ouvir e dialogar com os pais e comunidade.
Esse é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante
A instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.
Apesar da remuneração semelhante, professores e orientadores têm diferenças marcantes de atuação. "O profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como Geografia ou Matemática", define Mírian Paura, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. "Já o orientador não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando."
Embora esse seja um papel fundamental, muitas escolas não têm mais esse profissional na