A função da avaliação na Educação
2.1 AVALIAÇÂO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
São inúmeros os conceitos de avaliação estabelecidos ao longo da história da educação e do processo de ensino e aprendizagem. A palavra avaliação possui diversos significados advindos de muitas concepções e, como por exemplo, apreciação, análise, estimação, determinação de valor, diagnóstico, controle, classificação, entre outros. (JORBA e SANMARTI, 1993)
A avaliação pedagógica é de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem, ela deve ser realizada através das experiências vividas pelo aluno, bem como ser realizada de forma contínua e sistemática. È através da avaliação que podemos verificar os resultados, a construção do conhecimento, o desenvolvimento do aluno e as dificuldades encontradas pelo mesmo durante este processo. (OLIVEIRA e SANTOS, 2005)
Segundo Gronlund (1979) apud Oliveira e Santos (2005);
“A função da avaliação, é aperfeiçoar métodos, estratégias e materiais, visando o aprimoramento da aprendizagem do aluno e a melhora do ensino do professor, possibilitando a comunicação entre professor e aluno. A avaliação deve ter como principal função, por um lado, orientar o professor quanto ao aperfeiçoamento de sua metodologia e, por outro, possibilitar a melhora do desempenho do aluno.”
De acordo com Piletti (1987:190) apud Jorba e Sanmarti (1993);
“Avaliação é um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos educacionais, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento do trabalho do professor e da escola como um todo”.
Segundo Fernandes 2008, quase tudo pode ser objeto de avaliação, considerando que a avaliação no processo de ensino e aprendizagens faz parte da avaliação do sistema educativo. Sendo
portanto um processo que irá determinar a extensão com que os objetivos